sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia dos Professores

Hoje é dia dos professores...Devo comemorar? Não que eu seja um grande professor, grande que digo, seria trabalhar somente com educação. Nós, profissionais da educação, que de alguma forma colaboram com a educação do país, devemos comemorar? Tivemos conquistas? Valorização com o passar dos anos? Não! A anos atrás, décadas eu diria, o professor era chamado de mestre, respeitado e escutado, suas palavras eram procuradas. Claro que isso não significa que o sistema educacional era melhor, mas existe um respeito ou temor que seja. Agora, atualmente, o que vemos? Professores ameaçados por alunos, seja física ou psicologicamente, pais que por pagarem a escola querem que seu filhinho querido seja tratado como rei e jamais pode ser repreendido, e do outro lado, fica o professor, que por as vezes, na maioria das vezes, precisar do trabalho, afinal, não é um mar de rosas a vida toda. Eu desisti parcialmente de ser professor integralmente por não ver retorno financeiro. Sim retorno financeiro, pode ter a alegria de ver os alunos se desenvolverem, o espalhar de conhecimento, mas todos precisam de pernicioso dinheiro não? Pra mim, quando digo que o professor precisa de valorização da sociedade novamente, não me refiro a tapinhas nas costas e ouvir “Sim, seu trabalho é importante!”, não, me refiro a ter uma profissão bem remunerada, afinal, qualquer concurso publico contrata pessoas para funções repetitivas pagando alguns milhares de reais, enquanto quem se dispõe a ir na frente de 30, 40 alunos, tentar direcionar aquelas mentes pra um caminho correto, entra ganhando merrecas. Sim, merrecas, que na grande maioria não passa da casa dos mil. Ainda por cima muita da educação básica é deixado a cargo da escola, até mesmo a que deveria se aprender em casa, somados a falta de respeito aos próprios pais deixa os educadores em situação muito delicada. Enfim, aos profissionais de todos os níveis, de todo o Brasil, meus parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário