quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Carne Carne Carne

Depois de alguns dias sem escrever nada....
Qual é o ordem certa da cadeia alimentar? Um animal comer o outro pra se alimentar? Vejo sempre falarem sobre alimentação correta, entre outros, mas esse não é o ponto. Enfim, pergunto qual o correto, pois vejo todo dia reportagens sobre os horrores da produção de carne em massa. Fazendas de gado, criadores de frango, porcos, entres outros, verdadeiros campos de concentração animais. Todos sendo preparados para a morte, com o objetivo de alimentar o mundo, assim digamos. Mas, qual o limite? Sempre busco saber qual o limite e o preço das coisas, e a produção de alimentos vai ter um alto preço. Com certeza um belo bifa é bom, mas assim como estava conversando com meu estimado Leandro, o leão caça um antílope para comer, e só, e isso segue a cadeia natural, não causa prejuízo, ajuda até a selecionar a manada, pois os mais debilitados são sempre o alvo. E nós, pessoas, que precisamos de muito mais? Matadouros que abatem milhares por dia, um empresa multinacional conhecida abate cerca de 70000 cabeças de gado/dia. Onde vamos chegar com todo o espaço necessário para serem criados? Milhares de quilômetros devastados para serem mantidos. Nosso arroz, feijão e bife tem e terá um custo muito alto, mas...qual será a alternativa?

Um comentário:

  1. Tem alguns movimentos rolando tentando minimizar um pouco esse estrago. Tem umas campanhas incentivando as pessoas a consumirem mais alimentos locais e da estação, pra tentar pelo menos atenuar o impacto com o transporte e tal. Alguns grupos também incentivam a compra de alimentos nas feiras populares, e não nos mercados - em razão destes últimos promoveram um desperdício muito grande de comida, frutas, verduras etc.
    Acho que a chave em um primeiro momento tem que ser minimizar os impactos como essas propostas que eu citei. Além disso, tentar ao máximo mesmo, evitar o desperdício, respeitar o alimento. Respeitar o animal que deu a vida pra te dar um belo hamburger, o cara que deu duro na roça, e toda cadeia que faz com que a comida chegue na nossa mesa. Mudando um pouco essa visão, tornar a alimentação uma coisa um pouco mais respeitosa e consciente a gente pode ainda se preocupar em tentar manter os animais em condições dignas, além de uma morte mais "tranquila e humana" para estes. Comer carne pra mim não é o problema. Tratar seres sensientes tb como coisas é. Uma mudança de perspectiva seria um belo começo.

    ResponderExcluir