quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Divagações sobre educação

Qual será o problema da educação atual? Onde esta o gargalo educacional? Parece que estudar e se educar na vale mais a pena, onde vemos diariamente nos meiso de comunicação pessoas sem um pingo de cultura ou educação se "dando bem" na vida. Falo isso porque dou aula, e acompanho alunos de todas as idades, e o pessoal mais velho, fazendo supletivo, tem diversas motivos para estar ali...pararam porque não queriam estudar, não acharam necessario na época, casaram e tinham de ir trabalhar, enfim, causas que a anos atrás eram normais, mas necessárias, e hoje em dias muitos viram  a necessidade e correram atrás. Mas e os mais novos, que simploesmesnte largaram, e sentem-se obrigados de estarem ali, acham que estudar é ruim, trazem essa expêriencia de quando iam para a escola normal. Se formos analisar, muitos vem de um ambiente familiar desestruturado, sem nenhum estimulo, seja por omissão ou por falta de oportunidade, afinal, muitos pais deixam a educação básica a cargo da escola, educação basica nesse caso seria coisas simples do tipo não jogar lixo no chão, respeite os mais velhos, e afins. Acho que o primeiro paradigma que deve mudar é o de que a equação:

                                                    educação = bom salário

Quando as pessoas buscarem conhecimento e formação para primeiro serem pessoas melhores e depois terem bons salários, poderemos ter a mudança de pensamento necessaria, e termos alunos dispostos e aprender, por que querem e não por pressão do mercado de trabalho.
"Busquemos conhecimento para sermos pessoas melhores, depois profissionais melhores."

Um comentário:

  1. Concordo em gênero e grau. As pessoas tem prioridades completamente zicadas hoje em dia. Na verdade, ACHAM que tem prioridades. Nem sabem porque trabalham, ou porque buscam o que querem. Nem tem noção do que seja sucesso, ao mais ainda, do que seja felicidade. E sem saber onde se quer chegar, é impossível chegar, né?
    Como vc disse a educação, o conhecimento deveriam ser instrumentos para o aperfeiçoamento pessoal, e por tabela da sociedade, não era uma mera maneira de barganhar uns trocados a mais, pra poder comprar o celular da moda... Se as pessoas ao menos SE entendem-se melhor, já seria um grande progresso...

    Gosto bastante desse pensamento

    'Perguntaram a Dalai Lama:
    "O que mais te surpreende na Humanidade?"

    E ele respondeu:
    "Os homens...
    Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde...
    Porque pensam ansiosamente no futuro e, por isso, esquecem-se do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente, nem o futuro...
    E porque vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido!"

    É isso, continue com o blog que tá bacana, quero ver suas próximas divagações!

    Abraço

    ResponderExcluir